Em um ambiente dinâmico como a indústria, nem sempre é possível estabelecer a comunicação por meio da fala com os profissionais que trabalham em funções que envolvem máquinas e equipamentos. Assim, para manter os locais seguros e produtivos, recorremos às sinalizações presentes em regulamentos, como no caso da Norma Regulamentadora 12 (NR 12).
Seguir essa norma é extremamente importante tanto para proteger os colaboradores quanto para evitar multas e interdições após vistorias. Por isso, neste conteúdo, vamos te explicar o que a NR 12 caracteriza como sinalização de segurança e como fazê-las da forma correta em espaços de trabalho com máquinas e equipamentos. Confira!
O que a NR-12 define como sinalização de segurança?
A NR 12 diz que as sinalização de segurança são ferramentas como símbolos, cores, textos verbais, sinais sonoros e de luz. Elas devem conter informações de alerta para que os trabalhadores e visitantes saibam quais os riscos da área em que estão e como se comportar naquele espaço.
Como fazer sinalizações segundo a NR 12?
De acordo com a NR 12, as sinalizações devem conseguir comunicar de forma eficaz as indicações de comportamento e os alertas de risco tanto para funcionários com maior experiência quanto para possíveis visitantes. Por isso, quando for elaborá-las, você deve seguir as instruções abaixo:
1. Use os símbolos visuais universais
Coloque símbolos visuais com características universais. Alguns exemplos desses sinais são: um triangulo amarelo com um ponto de exclamação ao centro para indicar perigo e um círculo vermelho cortado por barra diagonal, da mesma cor, sobre o desenho de um cigarro para demonstrar que é proibido fumar ali.
2. Aplique as cores de segurança corretas
As cores também são muito importantes para acompanhar os símbolos e indicar ações que devem ou não ser tomadas e alertar sobre locais de risco, como mencionamos nos casos do tópico anterior. Elas também devem ser observadas na elaboração de placas com inscrições, pois influenciam diretamente na leitura por meio dos contrastes que proporcionam. Por exemplo: uma frase escrita em vermelho-escuro é mais legível sobre um fundo branco do que sobre um fundo preto.
3. Escreva de forma clara e em português do Brasil
Você deve escrever as frases claramente, usando a variação brasileira do idioma português para facilitar o entendimento dos colaboradores. Além disso, as instruções escritas devem incluir quais os riscos de partes específicas das máquinas e equipamentos, ao invés de simplesmente a palavra “perigo”.
4. Utilize sinais de som e luz quando possível
Sempre que possível, adicione sinais de luz e de som para tornar os avisos ainda mais chamativos e claros, especialmente em locais cujos riscos sejam mais altos. Desse modo, você consegue evitar que as placas passem despercebidas por alguém de modo a causar acidentes.
Esse tipo de sinalização também pode ser percebida de locais mais distantes, já que não é preciso se aproximar tanto para ouvir uma sirene ou enxergar uma luz, como seria necessário para ler uma placa, permitindo ações emergenciais mais rápidas e eficazes.
5. Elabore as placas em tamanhos visíveis
As placas precisam ter tamanhos visíveis para poderem ser vistas sem que o trabalhador tenha que chegar muito perto dos locais de risco ou acabem não as notando e deixando de adotar as medidas de segurança. Elas também devem ser colocadas em locais de destaque, próximos às áreas de risco, sem a presença de obstáculos que atrapalhem a leitura.
Veja também nosso conteúdo sobre paredes corta-fogo e aprenda mais sobre essa outra ferramenta de prevenção a acidentes.
Como garantir que as orientações sejam seguidas?
Para garantir que todas as orientações informadas pelas sinalizações presentes no espaço sejam seguidas corretamente, é essencial que todos os colaboradores compreendam as informações dispostas pelo espaço. Por isso, é necessário que os textos verbais sejam escritos em fontes e cores de fácil leitura e na língua falada pelos funcionários, no caso o português do Brasil, que apresenta diferenças do português falado em outros países.
Além disso, é fundamental que os trabalhadores compreendam os sinais não verbais —formados por símbolos, cores de luzes e sons de sirenes— para saber quando se afastar de maquinários ou locais que não devem ser tocados, por exemplo. Sendo assim, é válido oferecer um treinamento para os funcionários, explicando o significado indicado por cada sinalização presente nos diferentes setores. Assim, todos poderão trabalhar e transitar com segurança.
Outro ponto essencial é deixar as marcações em locais de fácil visibilidade para que todos que passarem por uma área de risco possam encontrar rapidamente as orientações de como se comportar. Afinal, é fácil se esquecer de uma determinada zona de perigo ao frequentar o local com baixa frequência.
Qual a importância de fazer as sinalizações definidas pela NR 12?
É extremamente importante fazer as sinalizações corretas para evitar acidentes na indústria, no campo, em regiões de mineração e em sedes empresariais que trabalham com comércio ou prestação de serviços envolvendo o uso de máquinas e equipamentos. Além disso, caso seu empreendimento esteja inadequado em relação às diretrizes definidas pela NR 12, ele pode sofrer consequências envolvendo multas e interdições.
Seguir as diretrizes de sinalização da NR 12 é essencial para garantir a segurança dos trabalhadores e evitar acidentes. Elas definem regras para símbolos, cores, textos verbais, sinais sonoros, de luz e outras ferramentas que possam colaborar para indicar zonas de risco.
Agora que você já sabe mais sobre o funcionamento da sinalização de acordo com a NR 12, conheça a linha Belgo Protec de produtos de segurança para ambientes de empresas, indústrias, mineradoras e agronegócios e proteja seus espaços!
O artigo foi muito bem embasado e traz uma visão completa sobre o tema, parabéns!