Os ambientes industriais contam com diversas máquinas e equipamentos que podem ocasionar acidentes envolvendo os trabalhadores caso haja operações incorretas, uso inadequado de aparatos de segurança e falta de manutenções. Esse tipo de ocorrência é capaz de afastar funcionários do trabalho, gerar multas e interdições de maquinários.

Quer aprender quais são os principais tipos, as causas e como prevenir acidentes na indústria? Então, continue a leitura!

Quais os tipos de acidentes mais comuns na indústria?

O ambiente industrial é repleto de máquinas e equipamentos que devem ser operados corretamento e em perfeito estado para evitar acidentes. Veja abaixo quais são os principais tipos de ocorrências que podem acontecer nesse espaço:

1. Queda de grandes alturas

Esse tipo de acidente geralmente acontece quando o colaborador trabalha suspenso — em andaimes ou cordas — e pode ser resultado de negligências, seja por parte do empregador ou do próprio trabalhador. No entanto, existem outras causas de quedas em indústrias, como a inadequação do local de trabalho (piso escorregadio, pouca iluminação, falta de sinalização adequada, ausência de corrimão em escadas, etc.) e a falta do uso de EPIs.

uma construção alta com várias escadas em metal

2. Choques elétricos

Contato com fios desencapados, fontes não isoladas adequadamente, entrada sem permissão em locais de alta tensão e uso inadequado de EPIs são as principais causas de acidentes devido a choques elétricos no ambiente industrial. Então, é necessário que as áreas de alta tensão sejam bem sinalizadas, os funcionários estejam atentos ao uso de proteções e as manutenções estejam em dia.

3. Lesões e fraturas

Outro tipo de acidente industrial está relacionado a lesões e fraturas. Elas podem ocorrer pela falta de equipamentos de proteção, comportamentos imprudentes, manuseio inadequado de máquinas pesadas, superfícies escorregadias ou com excesso de obstáculos e durante momentos de carga e descarga.

4. Cortes e perfurações

Os cortes e perfurações também são acidentes trabalhistas muito comuns. Geralmente, acontecem devido à ausência de EPIs adequados para a função, bem como por distração do próprio trabalhador ao manusear equipamentos cortantes ou pesados. Por isso, é essencial que os colaboradores vistam luvas, aventais, botas, mangotes, óculos e outros equipamentos necessários para o desempenho seguro de suas funções.

Quais as principais causas de acidentes na indústria?

Os acidentes na indústria podem ser causados por diferentes motivos e resultar em consequências de gravidade variada tanto para o trabalhador quanto para a empresa. Confira a seguir quais são os principais motivos que geram esses acidentes:

1. Utilização inadequada ou falta de EPIs

O uso inadequado dos equipamentos de proteção individual (EPIs) é uma das principais causas dos acidentes na indústria. Eles são formados por diversos produtos — como capacetes, óculos, abafadores de ruído, luvas, máscaras e botas — e seu uso é obrigatório. Isso porque são equipamentos essenciais para garantir a segurança física dos trabalhadores. A utilização deve ser feita da maneira correta e os EPIs precisam estar dentro da validade e em boas condições para que a proteção seja eficaz.

2. Falta de manutenção de equipamentos

Máquinas e equipamentos podem apresentar diversos defeitos causados pela ação do tempo e/ou por seu uso inadequado. Esses problemas podem gerar diferentes resultados com gravidades variadas, como produtos defeituosos, interrupção de atividades para consertos, perda do equipamento e ferimentos ou até morte de trabalhadores.

3. Cansaço, estresse e excesso de pressão

O ambiente industrial pode gerar demandas que ocasionem cansaço, estresse e excesso de pressão nos colaboradores, afetando diretamente a concentração e a saúde emocional dos trabalhadores. Isso resulta em procedimentos mais descuidados e, consequentemente, com maior risco de erros.

uma trabalhadora de industria muito cansada

Como evitar acidentes na indústria?

Quer prevenir que acidentes ocorram em sua indústria para proteger seus funcionários, evitar multas e dias de máquinas inoperantes? Então, veja as dicas que preparamos para você:

  • Faça manutenções preventivas regularmente a fim de corrigir problemas nas máquinas e equipamentos;

  • Garanta que todos usem corretamente os EPIs necessários, oferecendo treinamentos e explicações claras;

  • Organize e sinalize todo o ambiente industrial para evitar tropeços e aproximação de áreas perigosas sem os devidos cuidados;

  • Desenvolva uma cultura de segurança no ambiente industrial para que todos busquem seguir as normas de proteção;

  • Não sobrecarregue o colaborador com jornadas de trabalho exaustivas que podem resultar em descuidos;

  • Incentive e promova a realização de atividades e ginásticas laborais para evitar lesões causadas por posturas inadequadas.

Quais as regulamentações de segurança industrial no Brasil?

No Brasil, existem diferentes regulamentações que tratam sobre as medidas de segurança que devem ser adotadas no ambiente industrial. Algumas das principais são:

  • Norma Regulamentadora 12 (NR 12), que fala sobre a segurança com máquinas e equipamentos;

  • NR-23, que define elementos de proteção contra incêndios;

  • NR-35, que dispõe acerca do trabalho em alturas.

Infelizmente, a ocorrência de acidentes na indústria é muito comum. Por isso, é essencial que as empresas realizem manutenções periódicas nas máquinas e ofereçam equipamentos de proteção e treinamentos sobre como utilizá-los. Além disso, os trabalhadores devem seguir as normas e se manter atentos durante as operações que apresentem riscos.

Gostou de aprender sobre esse tema? Aproveite para conferir nosso conteúdo sobre a linha Belgo Protec®, desenvolvida para evitar acidentes industriais, e deixe sua empresa mais segura!

Voltar à Lista

1 thoughts on “Acidentes na indústria: principais tipos, causas e como prevenir

  1. A clareza com que você abordou o tema é digna de destaque, mesmo em um assunto tão multifacetado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *