Na indústria, existem diferentes situações em que a segurança é colocada à prova. É o caso de inventariar o maquinário, que consiste em listar todos os equipamentos e todas as máquinas usadas nos processos produtivos, por meio de itens obrigatórios — como informações de identificação e localização — ou opcionais — como fotos, pontos de riscos e certas características técnicas. O inventário é o passo inicial para ajustar, na prática, a empresa aos requisitos da NR-12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos). A norma regulamentadora expõe que: “O empregador deve manter inventário atualizado das máquinas e equipamentos com identificação por tipo, capacidade, sistemas de segurança e localização em planta baixa, elaborado por profissional qualificado ou legalmente habilitado”. Confira nosso artigo e acompanhe detalhes sobre o assunto. Veja quem pode fazer e como fazer o inventário de máquinas e equipamentos na indústria!

Quem pode fazer inventário de máquinas e equipamentos?

A NR-12 dispõe que um profissional qualificado ou legalmente autorizado deve ser indicado pelo empregador para realizar o inventário de máquinas e equipamentos. Por outro lado, uma atualização da NR-12 dispensa a necessidade de designar um profissional habilitado para elaborar o documento. De qualquer forma, o profissional mais adequado para esse serviço é um engenheiro mecânico que seja, de preferência, especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho. Assim, o documento será utilizado com mais confiabilidade nas etapas seguintes de adequação da empresa à norma regulamentadora. O inventário de máquinas e equipamentos não é uma obrigação para as microempresas e as empresas de pequeno porte, conforme disposto no item 12.153.2 da NR-12.

Como fazer inventário de máquinas?

Ele pode ser apresentado em meios digitais ou físicos. Assim, é possível elaborar, por exemplo, inventário de máquinas e equipamentos em PDF ou inventário de máquinas e equipamentos em Word. O documento deve registrar as informações a seguir:
  • identificação: número de série de cada máquina/equipamento, tipo, nome do fabricante, modelo, ano e outros dados que servem para identificar;
  • localização: relacionar a máquina com a planta baixa ou canteiro de obras, considerando uma representação esquemática.
Também é importante levar em conta itens opcionais que não entram em conflito com a NR-12. É o caso de:
  • fotos: definição de uma ou mais fotos da máquina/equipamento para ajudar na identificação e localização;
  • características técnicas: item que registra a potência, a capacidade de produção, o consumo de energia e outras informações;
  • pontos de risco e análise de risco: identificação e quantificação dos pontos de risco do equipamento, bem como registro sobre a existência ou não e onde encontrar a análise de risco da máquina/equipamento.
Com relação a esse último ponto, para quantificar, recomenda-se o método HRN – Hazard Rating Number. A análise de risco consiste na identificação da máquina/equipamento juntamente com a quantificação dos riscos detectados. A organização dessas informações ajuda a agilizar as atividades de gestor, o que permite garantir mais segurança no trabalho. De qualquer forma, o inventário torna mais fácil o trabalho dos auditores e/ou fiscais. Confira um exemplo de inventário de máquinas e equipamentos NR-12 em Excel. Nesse modelo, constam informações como ID do equipamento, número de série, nome do equipamento (moedor de silagem), setor (produção), tipo (moega), marca/modelo, ponto de risco. No exemplo, são 10 itens, com os seguintes pontos de risco:
  • equipamento 1, ponto de risco: 8,00;
  • equipamento 2, ponto de risco: 7,00;
  • equipamento 3, ponto de risco: 16,00;
  • equipamento 4, ponto de risco: 14,00;
  • equipamento 5, ponto de risco: 8,00;
  • equipamento 6, ponto de risco: 9,00;
  • equipamento 7, ponto de risco: 1,00;
  • equipamento 8, ponto de risco: 18,00;
  • equipamento 9, ponto de risco: 23,00;
  • equipamento 10, ponto de risco: 2,00.
Percebe-se que, de acordo com os pontos de risco, o moedor de silagem mais seguro é o de número 7, enquanto o moedor de silagem que apresenta mais riscos é o de número 9.

Como deve ser mantido inventário atualizado das máquinas com identificação?

A indústria deve fazer o inventário de máquinas e equipamentos, mantendo-o sempre atualizado para apresentar durante as fiscalizações. É conveniente ainda oferecer cópias na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), sindicatos e outros representantes de classe. Como citamos, o documento pode ser exibido de forma digital ou impressa. Há até a possibilidade de usar o software de gestão exclusiva da NR-12 para fazer o documento.

Qual é a penalidade pela indisponibilidade do inventário?

Como a NR-12 é uma norma trabalhista, sendo regulamentada pelo Ministério do Trabalho ou alguma secretaria especial, a indisponibilidade do inventário pode gerar multas emitidas pelo fiscal responsável pela auditoria. O valor da multa varia conforme a quantidade de funcionários, com escalas que podem ser de um a dez, onze a vinte e cinco, vinte e seis a cinquenta e assim por diante, até alcançar mil ou mais trabalhadores. Dessa forma, as multas variam de mil a quase quatro mil reais. Existe um prazo para pagar a dívida. Caso não seja respeitado, podem acontecer embargos. Indústrias que estejam irregulares quanto à aplicação da NR-12 devem responder pelos delitos, que envolvem desde causas de natureza administrativa até causas de natureza criminal.

Quais são as vantagens de fazer o inventário?

O inventário de máquinas e equipamentos deve ser considerado, não somente por ser uma obrigatoriedade, mas porque permite um controle melhor sobre o maquinário que existe na indústria. O documento ainda pode ajudar os diferentes setores da indústria em outras necessidades, como o setor de manutenção. De posse do inventário, a equipe consegue identificar e conhecer os sistemas de segurança de todo o maquinário. O setor de produção se beneficia igualmente porque conta com um layout atualizado da localização dos equipamentos e máquinas. É uma informação valiosa para estabelecer os fluxos de materiais e diminuir perdas no processo produtivo. Você conferiu, de forma sucinta, qual é a importância de elaborar o inventário de máquinas e equipamentos. Leu como elaborar esse documento da forma correta. Mantenha-se regular com a fiscalização e garanta também maior segurança para o maquinário e para os trabalhadores que o operam. Percebe como a NR-12 é fundamental no âmbito industrial? Cumprir suas determinações vai melhorar a segurança nas atividades de produção. Continue lendo: confira como fazer um diagnóstico de NR-12!
Voltar à Lista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *